Um novo sistema de mísseis hipersônicos Avangard foi posicionado na Rússia no âmbito do rearmamento de uma base da Força Estratégica de Mísseis russa, afirma o Ministério da Defesa do país.
+ Clique aqui para ver o vídeo
O ministério apontou que a infraestrutura da área de posicionamento já tinha sido preparada para colocar o novo míssil em serviço de combate. Trata-se de instalações para treinamento, combate e repouso dos militares.
O que é o míssil Avangard?
Anteriormente conhecido como Projeto 4202, o Avangard é um míssil tradicional com capacidade nuclear e planeio, que é transportado no ar como um Míssil de Reentrada Múltipla Independentemente Direcionada (MIRV, na sigla em inglês) — um míssil balístico lançado por terra ou mar (por submarino) que pode carregar múltiplas ogivas, e elas, por sua vez, podem, de forma independente, ser orientadas ao reentrarem na atmosfera.
Propriedades técnicas
O Avangard é frequentemente retratado como um míssil em formato delta, envolto em um escudo de plasma brilhante. Medindo cerca de 5,4 metros, o Avangard é um míssil que pesa cerca de duas toneladas.
De acordo com relatos midiáticos, o míssil Avangard possui uma velocidade máxima variando de 24.696 km/h a 33.340 km/h em camadas densas da atmosfera. Este sistema versátil foi projetado para transportar cargas nucleares e convencionais.
Também estima-se que o potencial rendimento de sua explosão varie entre 150 quilotons e 2 megatons (entre 150 mil toneladas e 2 milhões de toneladas de explosivos TNT).
Fotos e vídeo: Telegram t.me/mod_russia